Lives | Resistindo dentro da caixinha | Programa Cultura Presente nas Redes
Regiões como as periferias de Nova Iguaçu, longe dos famosos cartões postais, geralmente, vistas apenas como locais de trânsito, hoje se redescobrem em meio a uma resignação do seu espaço na relação com a fé, o direito à cidade, os estudos, a culinária, o comércio etc. A série de conversas em 'lives', "Resistindo dentro da caixinha", trarão à tona as personagens desta cena, protagonistas que hoje têm atuado no palco dos seus lares!
Me inscrevi no edital para concorrer a participar do Programa Cultura Presente nas Redes. Foi assim:
Com a pandemia, cancelei projetos que tinha para 2020. Mas, como não fico parado, comecei a fazer transmissões ao vivo, principalmente pelo Facebook, falando da pandemia e da situação política, até que em abril, após participar de uma live, fiquei frustrado porque a live não foi salva. Em vez de esperar ser convidado de novo, comecei a fazer lives, sem mensurar aonde isso chegaria. Eu pensava num contato e em sua profissão, formação etc. Aí sugeria tema e tópicos. A ideia era dialogar sobre questões sociais, provocar reflexão, divulgar projetos, produtos e serviços, além de sortear brindes entre os internautas.
Agendei 21 lives para maio. 3 foram canceladas. Diminuí a frequência e passei de lives diárias para duas lives semanais, que mantive até julho. Em agosto passaria a fazer uma por semana. A prioridade seria o YouTube, e as realizadas no Instagram e Facebook seriam publicadas posteriormente no canal, assim como todos os vídeos também seriam publicados no Facebook.
Ao saber do edital, levei tempo para me dar conta de que estava envolvido em um projeto cultural de produção audiovisual. Aí ajustei e priorizei conversar com pessoas mais ligadas à cultura, arte, música etc. Os vídeos fizeram meu canal do YouTube quase dobrar o número de inscritos que tinha em 12 anos.
Já fiz 51 lives e cheguei a fazer duas no mesmo dia. Até 17 de dezembro completarei 60 lives deste projeto iniciado em 1º de maio. Tive a colaboração de 41 convidados das mais diferentes áreas de atuação.
Este foi o e-mail que recebi após o envio do relatório técnico com a prestação de contas do meu projeto:
Parabéns pela sua participação!
Certificado Edital Cultura Presente nas Redes
Conta Edital Cultura nas Redes
Para Leandro Maia Gonçalves (29 de dez. às 11:57)
Prezado (a),
A Secretária Danielle Barros e o Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura, por intermédio do Comitê de Administração do Fundo Estadual de Cultura/FEC da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa agradecem pela sua participação no Edital 001/2020 - Cultura Presente nas Redes!
Celebrando a importância da sua participação, segue anexo o Certificado de conclusão em todas as etapas no Edital Cultura Presente nas Redes.
Atenciosamente,
Comissão Técnica de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais
Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Link da playlist das lives no YouTube:
https://youtube.com/playlist?list=PLRan_Ehd1RtH0H3cOjzcJ4ckjU5L3wYLP
Na arte de divulgação de cada live, tem o link para você assistir.